domingo, dezembro 05, 2010

Yggdrasil: a Árvore dos Mundos



Essa grande arvore forma um grande feixo chamado Yggdrasill. Essa árvore é tão grande que seus galhos se estendiam tanto pelo céu quanto pela terra .Três raízes sustentavam o grande tronco ; uma passava para o reino dos AEsirs , outra ia até o reino dos gigantes do gelo e a terceira pelo reino dos mortos.Sob a raiz na terra dos gigantes havia a fonte de mimir , cujas águas continham sabedoria e entendimento Odin deu um dos olhos para ter o direito de beber um único gole daquela preciosa água . soba a arvore no reino dos Aesirs ficava a terma sagrada o poço de Urd. Ali todos os dia os Deuses se reuniam em seu tribunal para resolver disputas e discutir problemas comuns. Todos vinham a cavalo exceto Tor , que preferia atravessar a pé os rios em seu caminho, e eram liderados por Odin , no mais belo de todos os garanhões , o cavalo de oito pernas Sleipnir. Os Deuses galopavam sobre a ponte Bifrost um ponte em arco íris que brilhava como fogo. Só eles podiam usá-la os gigantes que , que ansiavam por acompanhá-los , ficavam para trás.Perto da terma do destino, viviam três donzelas chamadas de Norn , que controlavam o destino dos homens .Eram elas , Destino (Urður),Ser (Verðandi),Necessidade (Skuld).
Todos os dias elas regavam a arvore com água pura e a embranqueciam com argila da terma ; e assim preservavam-lhe a vida enquanto a água caía à terra como orvalho . embora crescesse e florescesse , a arvore era continuamente ameaçada pelas criaturas vivas que a cercavam . No ramo mais alto senta uma águia , sobre cuja testa pousa um gavião : a mesma águia talvez ,de quem se falava que ao bater as asas provocava os ventos no mundo dos homens. Na raiz da arvore ficava uma grande serpente cercada de inúmeras cobras menores e estas roíam continuamente Yggdrasill . A serpente estava em guerra com a águia , e um ágil esquilo que subia e decia pela arvore , transmitindo insultos de uma para outra.
Criaturas com chifres , veados e cabras , devoravam os galhos e os ramos mais delicados da arvore, saltando sobre ela de todos os lados.

Nenhum comentário: