domingo, dezembro 05, 2010

A Criação





A árvore formava um elo entre os diferentes mundos.No principio , havia duas regiões :Muspell no sul repleta de brilho e fogo ;e um mundo de neve gelo no norte.Entre os dois se estendia o grande vazio de Ginnungagap.
Onde o calor e o frio se encontravam no meio da expansão, um ser vivo aparecia no degelo, chamado Ymir. Era um gigante , e debaixo de seu braço esquerdo nasceram o primeiro homem e a primeira mulher , enquanto de seus dois pés a familia dos gigantes do gelo foi gerada. Ymir se alimentava do leite de uma vaca chamada Auðhumla, que lambia os blocos de gelo salgado e produziu um novo ser um homem chamado Buri . ele teve um filho chamado Bor, e os filhos de Bor eram os Três Deuses Odin , Vili e Vê. Esses três Deuses mataram Ymir, o antigo gigante e todos os gigantes de gelo exceto um , Bergelmir, se afogaram no sangue que dele jorrou.
Do corpo de Ymir , eles formaram o mundo dos homens:
... de seu sangue o mar e os lagos , de sua carne a terra e de seus ossos
as montanhas ; de seus dentes e maxilares e outros ossos semelhantes que se quebraram , formaram-se as rochas e os pedregulhos...
Da cabeça de Ymir, eles fizeram a cúpula do céu , colocando um anão em cada um dos quatro cantos para sustentá-la e mantê-la firme acima da terra . Esse mundo dos homens era protegido dos gigantes por uma muralha, feita das sobrancelhas de Ymir, chamada Midgard. Os Deuses criaram habitantes para esse mundo de duas arvores na praia , que se tornaram o primeiro homem e a primeira mulher .Deram a eles espírito e compreensão , o poder de movimento e o uso dos sentidos . Eles também criaram os anões, criaturas com nomes estranhos , que se proliferaram na terra como larvas e habitavam as colinas e rochas . Esses seres eram habilidosos artesãos , e forame lês que forjaram os grandes tesouros dos Deuses. Os Deuses trouxeram à existência o tempo enviando Noite e Dia para percorrer os céus em carruagens puxadas por velozes cavalos. Duas belas crianças ,uma garota chamada Sol e um garoto chamado Lua tinham que se movimentar rápidos porque era perseguido por lobos , que pretendiam devorá-los. No dia em que o maior dos lobos conseguisse engolir o Sol , o fim de todas as coisas estaria próximo.

Nenhum comentário: